9 de dezembro de 2009


Em homenagem ao grande escritor/poeta,
Gabriel García Márquez que até em seus últimos
momentos empenhou-se em tornar-nos mais dignos e humanos.

DESPEDIDA

“Se, por um instante,
Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo
e me presenteasse com um pedaço de vida,
possivelmente não diria tudo o que penso,
mas, certamente, pensaria tudo o que digo.
Daria valor às coisas, não pelo que valem,
mas pelo que significam.
Dormiria pouco, sonharia mais,
pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos,
perdemos sessenta segundos de luz.”
“Andaria quando os demais parassem,
acordaria quando os outros dormem.
Escutaria quando os outros falassem
e degustaria um bom sorvete de chocolate.
Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida,
vestiria simplesmente, me jogaria de bruços ao solo.
Deixando a descoberto não apenas meu corpo,
como minha alma. Deus meu, se eu tivesse um coração,
escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse.
Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas
um poema de Mário Benedetti
e uma canção de Serrat
seria a serenata que ofereceria à Lua.”
“Regaria as rosas com minhas lágrimas
para sentir a dor dos espinhos
e o encarnado beijo de suas pétalas.
Deus meu, se eu tivesse um pedaço de vida.
Não deixaria passar um só dia
sem dizer às gentes – te amo te amo.”
“Convenceria cada mulher e cada homem que
são os meus favoritos e viveria enamorado do amor.
Aos homens, lhes provaria como estão enganados
ao pensar que deixam de se apaixonar
quando envelhecem, sem saber que envelhecem
quando deixam de se apaixonar.
A uma criança, lhe daria asas,
mas deixaria que aprendesse a voar sozinha.”
“Aos velhos ensinaria que a morte não chega
com a velhice, mas com o esquecimento.
Tantas coisas aprendi com vocês, os homens...
Aprendi que todo mundo quer viver no topo da montanha,
sem saber que a verdadeira felicidade
está na forma de subir a escarpa.
Aprendi que quando um recém-nascido
aperta com sua pequena mão pela primeira vez
o dedo de seu pai, o tem prisioneiro para sempre.”
“Aprendi que um homem só
tem o direito de olhar um outro de cima para baixo
para ajudá-lo a levantar-se.
São tantas as coisas que pude aprender com vocês,
mas finalmente, não poderão servir muito porque
quando me olharem dentro dessa maleta (laptop),
infelizmente estarei morrendo.
Boa Noite!

(Gabriel García Márquez )

AddThis Social Bookmark Button


0 comentários: to “





 

Design by Amanda @ Blogger Buster